Outubro 1, 2020

Crowdfunding Imobiliário vs. Sociedades de Investimento e Gestão Imobiliária – SIGI (REITS)

Por Ariana Nunes

Em primeiro lugar, uma plataforma de crowdfunding imobiliário, como é o caso da Querido Investi numa Casa!, oferece aos seus investidores o acesso direto a investimentos imobiliários. Por outro lado, uma Sociedade de Investimento e Gestão Imobiliária (SIGI) permite uma exposição mais ampla a imóveis, mas sem se possuir diretamente a propriedade.

Falamos de dois tipos de investimentos ao alcance da maior parte das carteiras, sendo possível comprar ações das SIGI, ou então, via crowdfunding imobiliário, fazer parte de um investimento coletivo e, por isso, chegam a ser semelhantes em muitos aspectos. Ambas as opções oferecem aos investidores um equilíbrio e diversificação, sendo que estes investimentos também oferecem a rentabilidade da renda gerada ou, especificando no caso do crowdfunding imobiliário, é feita a retribuição com os juros pagos pelos empréstimos facultados aos promotores. 

A principal diferença entre estes investimentos é que, com o crowdfunding imobiliário, estará a investir diretamente em imóveis comerciais tangíveis. Já com uma SIGI vai estar a investir numa empresa que, por sua vez, investe o seu dinheiro em imóveis.

Nestas opções de investimento vemos também uma característica comum, os investidores juntam o seu capital ao capital de outros investidores, isto de forma a garantir que mesmo com pouco investimento é possível usufruir da participação em vários imóveis. Mais uma vez, tanto numa opção como na outra, investe-se de uma forma totalmente passiva, isto é, sem necessitar de se preocupar com as operações diárias e a gestão dos respetivos ativos.

Todas as ações das SIGI devem ser admitidas à negociação num mercado regulamentado (Bolsa de Valores). Permitindo assim às SIGI acompanhar a tendência do mercado em geral. Assim, numa simples comparação, quando se procura um investimento imobiliário mais estável, investir em crowdfunding imobiliário pode oferecer menos volatilidade do que numa SIGI.

Para além disso, no crowdfunding imobiliário poderá haver mais transparência e controlo, pois quando se investe diretamente num ativo imobiliário sabemos exatamente o que se está a adquirir, tornando assim o processo transparente e mantendo um certo nível de controlo. Por outro lado, quando se investe numa SIGI está-se a entrar numa empresa que possui um conjunto de propriedades. Assim, poderá não se saber exatamente para onde está a ir o dinheiro que foi investido.

Tendo em conta isso, siga sempre os conselhos de Peter Lynch (um dos melhores gestores de fundos de investimento do mundo): “Saiba o que possui e o porquê de o possuir”.*

*Todo o conteúdo neste artigo apenas serve para fins educacionais e não representa qualquer tipo de aconselhamento financeiro. Consulte sempre um especialista certificado ou faça a sua própria análise no que se trata a investir, pois envolve risco de perdas.

Por Ariana Nunes

Educadora Financeira e Criadora do Canal Renda Maior no YouTube

https://www.youtube.com/rendamaior